Home » Waterswitch

Waterswitch

Waterswitch é uma válvula de três vias utilizada para fontes com jatos de água sequenciáveis/programáveis. Pode ser controlado por saídas de um autómato ou através de um módulo conversor DMX (para integrar com iluminação).

É o equipamento mais rápido para atuação de jatos de água, permitindo fazer 10 aberturas e cortes por segundo (esta velocidade é demasiado rápida para se ver qualquer efeito na água). Normalmente para os efeitos mais rápidos, utilizamos tempos de abertura/corte de 3 décimos de segundo.

Como funciona?

O waterswitch no seu desenho interno tem um estreitamento (com dois rasgos ligados cada um a um orifício). A água, ao passar por esse estreitamento, produz aquilo que designamos por efeito Venturi (a pressão no estreitamento diminui).
Este efeito é facilmente demonstrável pela equação de Bernoulli.

P1​+(​ρv21​)/2+ρgh1​=P2​+​(​ρv22​)/2+ρgh2
Q = v1x Area1
Q = v2x Area2

Como o caudal é constante, a velocidade é função da área, logo temos:
Area1 >Area2     → v1<v2        P1> P2​

A pressão diminui e o ar é expirado pelos dois orifícios. Se o ar entrar pelo orifício da direita, empurra a água para o jato, se o ar entrar pelo orifício da esquerda, empurra a água para a saída lateral.

Assim, para controlarmos a saída da água pelo jato ou pelo escape, apenas precisamos de abrir/fechar os orifícios do ar.