Home » Tecnologia DMX

Tecnologia DMX

Acrónimo de Digital Multiplex, o Controle DMX é um protocolo de comunicação utilizado em luminotecnia, como é o caso das luzes de espetáculo, que permite a comunicação entre os equipamentos de controle de luzes e as próprias fontes de luz.
Este protocolo foi publicado pela primeira vez em 1986, pela USITT (United States Institute for Theatre Technology).

Protocolo de Comunicação

Em informática e telecomunicação, um protocolo de comunicações é um sistema de regras que permite que duas ou mais entidades de um sistema de comunicação comuniquem entre si para transmitir informação por meio de qualquer tipo de variação de magnitudes físicas.
Trata-se de regras ou standards que definem a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação, assim como também os possíveis métodos de recuperação de erros.
Os protocolos podem ser implementados por hardware, por software, ou por uma combinação de ambos.
Antes da comunicação de DMX, a comunicação era feita de forma analógica (por exemplo 0-10V). Os 10V correspondiam a 100% da potência. Se recebessem 5V, isto significava que recebiam apenas metade da potência. Cada aparelho era comandado por um cabo de dois condutores, se tivéssemos 12 aparelhos, teríamos de ter 12 cabos.
Com a tecnologia DMX precisamos de passar apenas um cabo para ligar a todos os aparelhos.

Luz LED DMX

O nosso projetor tem uma lâmpada desenvolvida pelo nosso gabinete de engenharia, com sistema DMX incorporado na própria lâmpada. Assim, a cada lâmpada podemos atribuir um código de 3 canais (RGB) através de um comando de infravermelhos que depois através de um sinal DMX, nos permite definir a cor da luz.
Esta caraterística torna-nos únicos no mundo do desenvolvimento de equipamentos para fontes e permite que a instalação seja muito mais simples e menos onerosa.

Assim passando apenas um cabo de 4 condutores (V+; V-; DMX+; DMX-) que é distribuído através de uma caixa de derivação, podemos controlar individualmente a cor e a intensidade de até 12 projetores.

Watervariflow

Muitas fontes são um espetáculo de água e luz. O sistema DMX, além de universal e aberto, é o sistema utilizado no mundo dos espetáculos.
De forma a conseguirmos comandar uma fonte de forma integrada, desenvolvemos um sistema de comando das bombas através do protocolo DMX.
A cada bomba é atribuído um canal DMX e assim conseguimos variar a altura do jato de água a cada instante.
Desenvolvemos por isso, uma gama de bombas submersíveis 24 Volts DC (com caudais entre 8 e 30 m3/h e alturas até 10m) controladas por sistema DMX, que designadamente chamamos de sistema Watervariflow.